Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

SERVIÇOS
Pesquisa Mineral
Estudos Hidrogeológicos
Delimitação do nível freático, Fluxo hídrico subterrâneo, locação de poço e descrição geológica do poço.

Os estudos hidrogeológicos compreendem as investigações ou levantamentos necessários à localização e caracterização de aqüíferos, tanto no aspecto da quantidade como da qualidade das águas subterrâneas. Podem ser realizados tanto em nível de reconhecimento como de detalhe, dependendo dos objetivos almejados. Para a realização deste estudos são empregados métodos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos.
Estudos Prospectivos (Metalogenéticos)
Elaboração e execução de Projetos Minerários
Mapeamento Geológico

O mapeamento geológico serve para delimitar os diferentes corpos litológicos e suas estruturas, caracterizando o seu ambiente geotectônico, auxiliando nos estudos metalogenéticos, hidrogeológicos e geofísicos.
Estudos Prospectivos

Os estudos prospectivos são de suma importância para a mineração, sendo a ferramenta mais utilizada para a descoberta de corpos mineralizados, definindo o mode de ocorrência do minério, distribuição geográfica, mudanças de teores, relação estério/minério e cubagem, caracterizando os corpos e sua viabilidade econômica, fornecendo uma maior confiabilidade nos dados.
Requerimento de Área
Requerimento, monitoramento e acompanhamento dos processos até a concessão de lavra junto ao Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM).

O objetivo final na utilização desses regimes é um título que permita o aproveitamento do recurso mineral que, no caso, é uma portaria do Ministro das Minas e Energia, denominada corriqueiramente de Portaria de Lavra. Existe um título intermediário, um Alvará do Diretor-Geral do DNPM, que autoriza o interessado a pesquisar determinada substância mineral, de modo a definir sua quantidade, qualidade e distribuição espacial.

Os Regimes de Autorização e de Concessão podem ser utilizados para todas as substâncias minerais, com exceção daquelas protegidas por monopólio (petróleo, gás natural e substâncias minerais radioativas).
Estudos Geofísicos (Eletrorresistividade)

Perfil Geofísico (Eletrorresistividade)
A utilização de métodos de geofísica elétrica no estudo de casos envolvendo questões hidrogeológicas, ambientais, geotécnicas e de mineração já é bastante difundida e utilizada no mundo inteiro.

O resistivímetro é um equipamento geofísico. Emite corrente elétrico entre eletrodos. No percurso dentro do solo/rocha, tem uma queda de potencial dependente da resistividade do solo/rocha.

Conhecendo a resistividade do solo/rocha, é possível estimar características físicas como granulometria, fraturas e definir posição e espessura das camadas.
Endereço:
Stiep, Rua Dr. José Peroba, 275, Ed. Metrópolis Empresarial, Sala 203 - Salvador - Ba - CEP:41760-320

Telefone:
Tel.:(71) 3013-8649
Fax.:(71) 3014-2651

© 2010 Sigmageo | Todos os direitos reservados.